domingo, 30 de novembro de 2008

Gestão da Qualidade e a Certificação

A certificação do Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com a norma ISO 9001:2000 permite demonstrar o compromisso das Organizações com a Qualidade e satisfação dos seus clientes, reforçando a imagem institucional e acompanhamento do mercado em constante evolução.

A ISO 9001:2000 está baseada em oito princípios de gestão da qualidade:
· Focalização nos Clientes
· Liderança
· Envolvimento das Pessoas
· Abordagem por Processos
· Abordagem à Gestão através de um Sistema (SGQ)
· Melhoria Contínua
· Abordagem à Tomada de Decisões Baseada em Factos
· Relações com Fornecedores com Benefícios Mútuos

De acordo com a ISO 9001, os objectivos que se pretendem atingir com a implementação de um Sistema de Gestão Qualidade, são entre outros:

1. Optimização de processos de trabalho;
2. Substituição de hábitos inadequados por procedimentos harmonizados;
3. Definição clara das responsabilidades e tarefas de cada colaborador: quem faz o quê;
4. Aumento da motivação dos colaboradores;
5. Aumento da credibilidade no mercado e no público em geral;
6. Aumento da satisfação dos clientes;
7. Aumento da competitividade: diferenciação através da qualidade
8. Implementação de um cultura de melhoria contínua: saiba como aprender com os "erros";
9. Definição de objectivos e indicadores da qualidade: saiba se está a melhorar ou a piorar.

Contudo a Certificação de Sistemas de Gestão é uma ferramenta que auxilia as Organizações, a médio e a longo prazo, a atingir a liderança no seu segmento de mercado, ou seja uma organização certificada tem ganhos significativos de competitividade e credibilidade. O mercado torna-se por isso mais acessível. Os processos são optimizados. Os resultados e indicadores da Qualidade são fomentados.

Bibliografia
NP EN ISO9001:2000- Sistemas de Gestão de Qualidade, Requisitos. Lisboa : IPQ.

Por curiosidade podem assistir neste sitio um vídeo sobre o tema: http://www.youtube.com/watch?v=RKBy3u_S_zw

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