quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Manual de Qualidade


"O Manual da Qualidade é o documento que serve de guia de referência do Sistema da Qualidade. É utilizado para descrever as suas principais características e também indicar os procedimentos que cobrem os requisitos da norma de referência.
O objectivo essencial de um Manual da Qualidade é definir a estrutura fundamental do Sistema de Gestão da Qualidade, ao mesmo tempo que serve como referência permanente na sua implementação, manutenção e avaliação. No Manual da Qualidade podem constar procedimentos para efectuar alterações, revisões ou aditamentos ao seu conteúdo.
O Manual da Qualidade deve ser apoiado por procedimentos documentados, como por exemplo instruções relativas ao aprovisionamento, à produção e à inspecção e ensaio (bem como aos restantes procedimentos referentes aos requisitos constantes na norma ISO 9001). Estes procedimentos podem tomar várias formas, de acordo com a dimensão e actividade da
organização."

Fonte: AEP (2003), Manual Pedagógico PRONACI – Qualidade, Ed. AEP

O excerto que atrás foi mencionado reflecte sobre a importância da existência de um manual de qualidade, tendo sido retirado do livro "Manual Pedagógico PRONACI – Qualidade".
Este livro é de facto muito interessante, porque aborda o tema da Qualidade nas suas várias vertentes de uma forma muito simples e directa.
Entretanto aproveito para indicar o endereço electrónico que permite fazer download do livro de forma gratuita : www.slideshare.net/guest8096/qualidade-manual-pedagogico-joao-jose-saraiva-da-fonseca-presentation/.


Sem comentários: