terça-feira, 11 de novembro de 2008

Uma definição para Gestão da Qualidade

Quando falamos em processos, há claramente a necessidade em assegurar um conjunto de actividades essenciais para o planeamento, desenvolvimento e implementação de um serviço. Estas actividades devem ser eficientes, mas também eficazes, assim como deve existir uma integração plena ao longo de toda a organização. A sua aplicabilidade envolve necessariamente a melhoria de todas estas actividade e as suas inter-relações.

Quando falamos em melhoria esta deve ser contínua, sendo que é uma parte essencial da Gestão da Qualidade. Refere-se à forma como as organizações podem melhorar o seu desempenho e o necessário esforço para que sejam prestados serviços tendo em vista a excelência.

Numa forma resumida podemos dar uma amostra de boas práticas tendo em vista a excelência:

- Os clientes são o centro do negócio;
- Direcção clara e postura responsável;
- Aprendizagem contínua e inovação;
- Valorizar as pessoas;
- Diversidade;
- Participar em práticas de trabalho colaborativo;
- Tomada de decisões assente em evidências.

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