terça-feira, 25 de novembro de 2008

Informação de qualidade

Para evidenciarmos com precisão o papel fundamental que uma informação de qualidade desempenha nas organizações damos o exemplo das tomadas de decisão. Uma informação com falta de qualidade produzirá inevitavelmente uma péssima tomada decisão e consequentemente levará a organização ao fracasso.
Aplicar técnicas e ferramentas de qualidade no campo da gestão de informação é de facto essencial.
A informação é deste modo, um elemento que deve ser considerado na avaliação da qualidade de um SI. Portanto, podemos referir que, para que exista um SI de qualidade deve existir qualidade na informação e para que possamos actuar sobre ela ter conhecimento do seu ciclo de vida. Como sabemos a informação passa inicialmente por ser recolhida, armazenada e posteriormente extraída para ser consumida. No entanto é importante mencionar que a mesma deve ser avaliada, existindo para isso indicadores de qualidade que são obtidos e consequentemente analisados.
Para que a informação possua a qualidade e funcione como um recurso eficaz, deve também ela possuir os seus próprios recursos. Permitindo desta forma criar um sistema de garantia de qualidade de informação, que esteja a par da estratégia da empresa de forma a obter os resultados pretendidos.
O trabalho de equipa, o sistema de garantia e as técnicas de qualidade são os pilares fundamentais para direccionar a qualidade de informação no bom caminho.
A qualidade da informação será garantida numa empresa, e noutros serviços de informação quando a mesma for reconhecida por estas Organizações como sendo fundamental para o seu funcionamento. Devendo para isso questionar desde sempre a existência de problemas relacionados com a natureza da informação que usa. Para além disso devem aliar o uso de normas como a ISO 9000 que são muito importantes para a manutenção de sistemas de garantia de qualidade.

Fonte : OLVEIRA, João Nuno ; AMARAL, Luís Alfredo - "O papel da qualidade da informação nos sistemas de informação"


Sem comentários: