terça-feira, 9 de dezembro de 2008

O Uso da Internet para a divulgação da Qualidade e Inovação


A Internet nos dias que correm, é sem dúvida a mais importante das tecnologias da informação e comunicação, dado que nos permite aceder e partilhar informação a um nível global, possibilitando uma participação activa de todos os utilizadores. Por isso, muitas empresas vêm na Internet uma mais valia, que contribui positivamente para expansão do mercado de negócios e as torna mais competitivas.
Portanto, é fundamental que haja nas empresas, um processo de desenvolvimento tecnológico contínuo que permita a existência de Inovação e Qualidade, factores estes, muito importantes para fazer frente à concorrência.
De facto, a rentabilidade de uma empresa passa pela criação de novos produtos e /ou serviços que sejam mais apelativos, assim como, pelo aperfeiçoamento dos já existentes e pela garantia da qualidade dos mesmos.
Com a Internet, cria-se uma nova cultura digital que possibilita a todos os colaboradores, clientes e fornecedores de uma empresa trocarem informações entre si, de uma forma, bastante mais rápida e actualizada, quebrando obstáculos de tempo e lugar. Consequentemente, tudo isto, conduz à disponibilização de produtos e serviços com mais qualidade e respectivo aumento da eficiência e redução de custos.

Referências:PIRES, António Ramos (1999), Inovação e desenvolvimento de Novos Produtos, Edição Silabo.

Nota: Para mais informação sobre este tema aceder aos seguintes links:

- Manual sobre Inovação e qualidade, disponível para fazer download gratuito: http://www.spi.pt/documents/books/inovint/iq/cap_apresentacao.htm

- Intervenção do Sr. Secretário de Estado Adjunto da Indústria e da Inovação na abertura da Conferência «Qualidade e Inovação - uma relação biunívoca», no Porto: http://www.portugal.gov.pt/Portal/Print.aspx?guid=%7B136C95B5-6E1F-4119-9F6F-89FF3E93C470%7D

Sem comentários: