sábado, 6 de dezembro de 2008

Eficácia/Eficiência num Processo de Qualidade

É importante referir, que um ambiente de eficácia, traduz um ambiente de mudança e criatividade, muito importantes para um processo de qualidade total.
A eficácia reflecte-se na qualidade e adaptabilidade dos produtos e serviços, visando as expectativas do cliente. Podendo ser medida, através dos resultados obtidos pela organização, em relação ao que foi previamente estabelecido. Enquanto que uma boa utilização dos recursos e desempenho interno de produtividade de uma organização, reflecte a sua eficiência, podendo esta ser medida pela relação entre os resultados alcançados e os recursos utilizados.
Portanto, uma organização é Eficiente e Eficaz, quando atinge os objectivos propostos, utilizando todos os seus recursos de forma racional, não os desperdiçando e utilizando-os de forma a aproveitar todas as suas capacidades.
É no entanto, fundamental referir que, numa organização nunca se deve sacrificar a Qualidade em nome da eficiência.

Nota: Para saber mais sobre este tema, aceder ao artigo disponível em: http://www.hospitaldofuturo.org/group/gestaoeconomiadasaude/forum/topics/1967198:Topic:1133

Sem comentários: